Para emagrecer com saúde, é importante focar no processo e não apenas no peso. Perder peso tem como consequência em uma série de adaptações do organismo, que acabam aumentando o apetite e diminuindo o gasto de energia, por isso muitas pessoas voltam ao peso mais alto. Isso não é apenas por ter voltado a hábitos antigos, é mesmo uma resposta adaptativa. Mas calma, tem jeito.
Por isso o processo que você escolhe é mais importante que o resultado imediato. O caminho que você segue, as habilidades que você desenvolve e os medicamentos que por ventura você utilize é que vão te ajudar em uma mudança duradoura. Vou te contar uma verdade, não para te desanimar, mas para te mostrar que precisamos enfrentar a obesidade como um problema crônico: não existe emagrecimento definitivo. O primeiro passo para o sucesso a longo prazo é respeitar essa cronicidade da obesidade e se adaptar para enfrentá-la.

Para emagrecer com saúde:
Emagrecer com saúde e de forma segura é possível sim. Se você já tentou perder peso várias vezes, mas sempre acontece alguma coisa e o peso sobe novamente, calma! Isso é muito mais comum do que você pensa. Para desse vez ser diferente, existem coisas que você precisa saber que :
- obesidade não é falta de força de vontade ( portanto, pare de se culpar ou de ter vergonha em procurar acompanhamento médico)
- quando você perde peso, seu organismo vai tentar te fazer ganhar novamente. Isso significa que é preciso um acompanhamento a longo prazo, que inicia com a fase ativa de perda de peso e continua na fase de manutenção, que é o grande desafio. Você precisa estar sempre vigilante. É nessa hora que as pessoas que te cercam, por mais bem intencionadas que sejam, vão te falar que você já pode seguir sozinho, que você já está muito bem como o novo peso. Conselho: não abandone seu médico.
- é fundamental um acompanhamento e não apenas uma consulta.
- emagrecer é um processo e, manter o peso, é outro processo.
- vale a pena. Faça um exercício muito poderoso para manter sua motivação: pense em como você deseja sua vida daqui a cinco anos, veja-se com mais saúde e desfrutando a vida de acordo com os valores mais preciosos para você. Essa imagem é muito fortalecedora.
Para evitar o famoso efeito sanfona, o caminho é muito mais que mais uma dieta e passa pelos seguintes pontos:
- Ter um profissional que facilite o seu processo e te ajude a enxergar pontos nos quais você pode melhorar. Ninguém trata pressão alta sem ajuda médica, ninguém trata diabetes sozinho, por que então o tratamento da obesidade precisa ser solitário? Não precisa e não deve. Procure ajuda.
- Desenvolver habilidades que te tornem mais confiante. Isso fará a jornada ser mais gratificante. Habilidades para emagrecer com saúde passam por pontos como: mastigação, aprender sobre saciedade, reconhecer o “comer emocional”, entre muitas outras que são alinhadas na consulta, de forma individualizada.
- Além da abordagem comportamental e de hábitos de vida, podem ser necessários medicamentos e você deve conversar sobre isso na consulta médica. Existem muitos mitos e estigmas sobre esse tema. Busque por informações de qualidade.
Mudança de hábitos e Medicina do estilo de vida para emagrecer com saúde:

Você já ouviu falar em Medicina do Estilo de Vida? Esse é um tema quente! Não se trata de uma nova especialidade médica, não é medicina integrativa nem funcional, mas sim um novo olhar para a abordagem das condições crônicas de saúde, como é o caso da obesidade.
A mudança de hábitos de vida é pedra fundamental no processo de emagrecimento e precisa ser bem conduzida. No acompanhamento com a dra Natália Pecci são trabalhados os pilares do estilo de vida e, também, as estratégias para que a mudança tenha mais chance de ser duradoura.
Pilares do estilo de vida:
- alimentação
- movimento ou exercício
- sono
- manejo do estresse
- relacionamentos
- controle de tóxicos como álcool e cigarro
Concorda comigo que:
- se seu sono é ruim, se você ronca e acorda várias vezes à noite, você pode não ter energia para se exercitar durante o dia?
- se seu nível de estresse está extremamente alto, pode ser difícil resistir a alimentos que tragam conforto?
- se seu ambiente está cheio de pistas que levam a hábitos não saudáveis, pode ser mais difícil desenvolver novos hábitos?
Por isso, o acompanhamento médico, que realmente vai te ajudar a emagrecer com saúde, deve ter um olhar individualizado para você, o seu estilo de vida e para todos esses pilares que se interligam.
Natália Pecci – Doctoralia.com.br
Medicamentos para perder peso podem ser usados por pessoas que querem emagrecer com saúde?
Podem sim e isso precisa ser abordado nas consultas de acompanhamento. Existem indicações, já bem estabelecidas nas diretrizes médicas, para uso de medicamentos para tratamento da obesidade. Muitos dos estigmas contra essas medicações ocorrem pelo uso por pessoas sem indicação ( visão puramente estética). É muito importante que você tenha um médico de confiança, que possa te orientar sobre esse assunto.
Quais as indicações do tratamento medicamentoso da obesidade?
O tratamento medicamentoso da obesidade pode ser considerado para:
- pessoas com índice de massa corporal (IMC) entre 25-29,9 kg/m2 COM comorbidades
- pessoas com IMC acima de 30 kg/m2
- pessoas com obesidade visceral ( circunferência do abdome > 80 cm nas mulheres ou >90 cm nos homens) na presença de comorbidades
- Pessoas com obesidade que relatam falha em tentativas prévias com dieta com restrição calórica.
Quais os tipos de medicamentos para tratamento da obesidade são liberados atualmente?
Atualmente, no Brasil, são liberados para tratamento da obesidade:
- Sibutramina
- Orlistat
- Liraglutida e semaglutida
- associação bupropiona e naltrexona